Certificação

A certificação de competências em corporate wellness é uma mais-valia para os profissionais e para as suas organizações.

O que é?

Um programa de reconhecimento e validação de competências dirigido a profissionais que trabalham nos diferentes domínios do bem-estar organizacional, e que tem por objetivo valorizar e credibilizar a sua intervenção enquanto especialistas. O programa identifica o perfil de conhecimentos e experiência exigíveis para o exercício da função de formador e consultor interno ou externo à organização, validando a sua adequação com base no nível de intervenção do especialista – operacional ou estratégico.


A todos os especialistas que trabalham diretamente em pelo menos um domínio do bem-estar organizacional, incluindo, gestores, técnicos, consultores ou formadores, internos ou externos à organização. Estes domínios podem compreender, entre outros: gestão empresarial, liderança e gestão de equipas, recursos humanos, segurança e saúde no trabalho, medicina do trabalho, responsabilidade social, qualidade, ambiente, nutricionismo.

O candidato deverá começar por selecionar o perfil de competências a reconhecer e o nível de certificação correspondente, verificando o cumprimento dos requisitos definidos no Regulamento de Acesso à Certificação CWII. A candidatura é efetuada através do envio para o Presidente do Conselho Técnico- Científico dos seguintes elementos:


- Formulário de candidatura preenchido na íntegra;
- Curriculum Vitae em formato EUROPASS, de acordo com os requisitos estabelecidos no Regulamento de Acesso à Certificação CWII;
- Evidências das habilitações/qualificações apresentadas anexas ao curriculum vitae
- Autorização para confirmação dos dados enviados junto das entidades relevantes, devidamente assinada.

O júri poderá solicitar evidências suplementares durante o processo de análise da candidatura. Uma vez aprovada a candidatura, será proposta uma reunião para entrevista aprofundada.

O júri emitirá o seu parecer, informando o candidato da sua decisão, no prazo de 1 mês após a submissão da candidatura.

O Corporate Wellness Institute identificou três perfis de competências certificáveis que constituem níveis de reconhecimento de competências. O candidato poderá solicitar a certificação em qualquer um dos níveis, atendendo ao seu perfil de experiência e ao tipo de intervenção que tem ou pretende ter na organização.


NÍVEL 1 – Practitioner

- O Formador especializado em CW é um profissional com competências avançadas no domínio da CW, capaz de ministrar programas de formação intraempresa ou interempresa neste âmbito, nos domínios de conhecimento subjacentes a esta temática.


NÍVEL 2 - Master Consultant

- O Consultor especializado em CW é um profissional com competências avançadas no domínio da CW, capaz de desenhar, acompanhar e intervir na implementação de programas neste âmbito.


NÍVEL 3 – Expert Advisor

- O Consultor estratégico em CW é profissional com competências avançadas no domínio da CW e de estratégia organizacional, capaz de apoiar as organizações através do desenho de estratégias de CW e da coordenação de auditorias ao desempenho das mesmas.

O Júri é composto por elementos do Conselho Técnico Científico do Corporate Wellness International Institute de reconhecido mérito nos domínios da Corporate Wellness e por membros rotativos que são integrados de acordo com o domínio de especialização do candidato. Os curricula dos membros permanentes do júri podem ser consultados no Regulamento de Acesso à Certificação CWII.

Nível de Certificação Valor (€)
Corporate Wellness Practitioner - 300,00
Corporate Wellness Master Consultant - 600,00
Corporate Wellness Expert Adviser - 900,00

O valor é pago aquando da candidatura à certificação. Caso não seja certificado, o candidato poderá realizar nova candidatura, não implicando o pagamento integral do valor da certificação.